Apresentação

O Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DEI/PUC-Rio) iniciou suas atividades em 1966/1967, com a criação do primeiro Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Brasil. Após vários anos de atuação no mestrado, na extensão universitária e em disciplinas de serviço para outros cursos de engenharia da PUC-Rio, em 1983 o DEI teve sua Habilitação em Engenharia de Produção reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura. Hoje esse curso de graduação, nas suas diversas habilitações, é responsável por mais da metade dos engenheiros que a PUC-Rio forma a cada ano.

Em 1993, o Departamento implantou o seu Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, que foi imediatamente recomendado pela CAPES. Em 2001, atendendo uma crescente demanda por profissionais com formação técnica para atuar na gerência de logística industrial, o DEI criou o Mestrado Profissional em Logística (também no nível de pós-graduação stricto sensu) que busca dar um conhecimento e treinamento intelectual de aplicação industrial mais imediata.

Durante a sua existência o DEI recebeu uma rica influência de diversas instituições nacionais e estrangeiras através da formação variada de seus professores e, também, por meio de programas de intercâmbio acadêmico, como os realizados com a Universidade de Stanford, o centro para Pesquisa Operacional de Zürich, a Universidade de Montreal, a Escola Central de Artes e Manufaturas de Paris e com a Universidade da Média Suécia.

Uma característica marcante do Departamento de Engenharia Industrial é seu corpo docente numericamente reduzido (em torno de 13 professores) e altamente qualificado, todos em tempo integral, ativamente engajados em ensino e pesquisa. Em um departamento desse porte, a excelência é um fator estratégico. Isso impõe uma preocupação constante com a qualidade, uma forte integração entre as áreas de concentração e um esforço concentrado em poucas linhas de pesquisa. Para manter a flexibilidade, alcançar altos níveis de produtividade e levar aos seus alunos de graduação à visão de profissionais com experiência empresarial, o DEI complementa seu Quadro Principal com cerca de 25 professores do Quadro Complementar (em tempo parcial). Nas suas atividades de pesquisa e didáticas, o DEI conta, ainda, com eventuais colaboradores acadêmicos.

O DEI sempre teve uma ação integrada na graduação e pós-graduação através das atividades didáticas do seu Quadro Principal, da participação de alunos de pós-graduação em estágios de docência e do envolvimento de alunos de graduação em pesquisas de iniciação científica e em projetos patrocinados. A maioria dos alunos de pós-graduação é formada por engenheiros, mas também ingressam no Programa economistas, administradores e graduados com outras formações. Freqüentemente, são aceitos alunos enviados por empresas para aprimoramento de sua formação no Programa.

No seu programa de pós-graduação o DEI já titulou (até o final de 2016) 701 alunos no mestrado acadêmico, 225 no mestrado profissional e 94 no doutorado.

Comments are closed.